fbpx Scroll to top

Transformação Digital


Heloisa Junqueira - abril 29, 2021 - 0 comments

O livro Transformação Digital do David L. Rogers é muito didático. Um caso bem interessante apresentado no livro é da empresa de Enciclopédia Britainn, que sofreu grande impacto com a chegada dos computadores e da internet. Se buscassem inovar na forma de fazer enciclopédia fracassariam, mas eles se conectaram com a entrega de valor: disponibilizar conhecimento. Com isso mudaram o produto, ou seja, o canal de distribuição do conhecimento: de enciclopédia para CDs. Por um tempo funcionou, mas com a internet, os CDs foram perdendo valor. Eles precisaram se reinventar novamente, migraram de CD para assinatura de conteúdo digital. Se estivessem presos ao produto enciclopédia, com certeza o negócio não existiria mais. Mas eles se concentraram na entrega de valor (conhecimento) e se repaginaram como negócio (CDs e assinatura de conteúdo digital).

Fácil não é, mas muitas vezes é preciso desapegar e “matar” algo que você mesmo criou pela sobrevivência do negócio. E isso tem nome: Destruição Criativa. A inovação precisa estar conectada com a proposta de valor do seu negócio ou do seu trabalho. Não se deve ter como referência um produto ou serviço, eles são meio para a entrega de valor proposta.  Entrega ou proposta de valor é o benefício que você oferece, é a transformação positiva que você proporciona quando o cliente utiliza seu serviço ou produto. Serviço ou produto é a forma como esta proposta de valor chega até o cliente final. A grande questão que eu deixo para você é: qual é o real valor do seu trabalho?

Além de conceitos de fácil compreensão e cases para exemplo, o autor apresenta uma matriz de auto avaliação para analisar o “estado de preparação” da organização para a Transformação Digital. Esta matriz leva em consideração 2 aspectos: Pensamento Estratégico e Agilidade Organizacional. Vale a pena conhecer e aplicar!

E para complementar o tema, indico 1 podcast bem interessante:
CBN Professional # 96 A transformação digital muito além da adoção de novas tecnologias – com Andrea Dietrich  (44 minutos) https://audioglobo.globo.com/cbn/podcast/feed/343/cbn-professional?audioId=265737&fbclid=IwAR0P2XezAbAZAuqgfu6H1ri0WIylz9PY8RYNwoh2x11IQ32t0_P-veZUa1E

Insira um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *